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20 dicas para criar um site de sucesso - Evertec Digital

20 dicas para criar um site de sucesso

Preparamos um check-list com 20 dicas essenciais para você aplicar na hora de criar um site para a sua empresa, atraindo mais clientes para o seu negócio.

20 dicas para criar um site de sucesso
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Você sabia que pessoas como eu, que não possuem indicações, que quando precisam de algum serviço, mas que não desejam se submeter a empresas de baixa qualidade, acabam utilizando qualquer informação de fácil acesso para ao menos tentar identificar as empresas mais sérias, e como deve saber, essa forma de busca na maioria das vezes acaba ocorrendo pela internet?

Objetivos Principais para uma Empresa ter um Site

O objetivo para uma empresa quando ela tem um site é para atrair clientes para o seu negócio, mas muitas empresas possuem um site que parece ter sido feito com o objetivo oposto, ou seja, de espantar os clientes da sua empresa, passando uma mensagem que diminui a percepção do cliente em relação a essas empresas.

Pense no cliente que visita o seu site, qual a percepção que esse cliente terá ao ver o site da sua empresa com informações confusas, layout bagunçado, com imagens de baixa qualidade, além de diversas informações que não tem nenhum objetivo claro?

O site precisa ter no mínimo três objetivos básicos, sendo:

  1. Forma de contato;
  2. Informar sobre as atividades que sua empresa exerce;
  3. Eliminar objeções aumentando a percepção de valor da sua empresa para o cliente;

20 dicas para criar um site para sua empresa

Abaixo segue o nosso check-list básico para ser utilizado na hora de criar um site para sua empresa:

  1. O site é a fachada da sua empresa para quem está distante, logo, seus potenciais clientes irão julgar a sua empresa por essa fachada, sendo que esse aspecto fará com que eles decidam se irão ou não entrar em contato, então, é importante que o design do site transmita seriedade, compromisso e profissionalismo, as pessoas percebem quando a empresa se preocupou em fazer um bom site e geralmente, na percepção do cliente, se a empresa não se preocupou em fazer uma boa apresentação online, provavelmente, não será tão profissional na realização dos serviços oferecidos;
  2. É imprescindível que o site seja responsivo, ou seja, que ele tenha uma boa apresentação em dispositivos moveis como smartphones, tablets e até mesmo em SmartTV, sem que haja uma barra de rolagem horizontal no site, muitos clientes não têm tempo ou paciência pra ficarem arrastando a tela para buscar as informações desejadas;
  3. Precisa de uma navegação simplificada e de fácil click nos links e botões do site, sem que o visitante do site precise utilizar o zoom para conseguir acessar alguma informação;
  4. Tenha somente as informações que são relevantes para seus potenciais clientes, a fim de evitar distrai-lo com informações sem o objetivo definido;
  5. Evite excessos de textos e falta de organização na apresentação de conteúdo, isso também distrai o cliente, e para esse seguimento de empresa em especifico, seus clientes em potenciais não terão interesse em ler essas informações, se for algo que acredita ser realmente necessário, coloque em uma página interna do site, ou pelo menos de maneira mais organizada, como em uma seção de perguntas e respostas;
  6. Muitas pessoas têm dúvidas sobre a necessidade de seus serviços. O que faz com que a pessoa adie a decisão de compra ou contratação, com isso, você acaba deixando dinheiro na mesa, é interessante deixar algum recurso de perguntas e respostas para as principais dúvidas dos clientes;
  7. Uma das informações de deve ser apresentada de preferencia no topo do site é o numero de contato, já com o link certo para abrir o WhatsApp automaticamente ou para fazer uma chamada telefônica normal;
  8. Utilize imagens de boa qualidade, mas tenha cuidado nas imagens escolhidas, pois, além de serem relevantes para o seu negócio você deve possuir o direito de publica-la em um site, jamais, busque imagens no Google Images, pois é muito provável que elas possuam direitos autorais, ao invés disso, busque as imagens em bancos de imagens gratuitos que dispensam a necessidade de informar autoria, ou ainda, pode utilizar banco de imagens pagos, os preços variam, mas tem uma qualidade profissional melhorada, além é claro, de você mesmo poder tirar as fotos a serem apresentadas no site;
  9. Deixe o site leve, quanto mais imagens o site tiver, mais demorará para carregar no dispositivo do visitante, então, utilize imagens com a resolução na medida certa para internet, sem exagero de qualidade pois isso tornará a imagem muito pesada, retardando o carregamento da mesma;
  10. Tenha um domínio próprio da sua empresa, evite utilizar domínios como do Blogspot, Wix ou WordPress, isso passa uma impressão de amadorismo e descuido, hoje, o custo para se ter um domínio próprio é de R$ 40,00 anual, é muito barato!;
  11. Seu site precisa ter certificado digital (SSL), que é simbolizado por aquele cadeadinho verde na barra do navegador. Isso é importante, pois os motores de busca como Google, consideram esse aspecto para definir o posicionamento do seu site nas pesquisas, pois ele vai querer apresentar a melhor informação para quem está pesquisando e a segurança que seu site oferece para o visitante é considerada também;
  12. É importante que a navegação do site, seja coerente, sem links quebrados ou direcionando para locais incorretos, muitos sites feitos com Wix, por exemplo, possuem diversos links prontos que deveriam ser utilizados para direcionar o visitante para as redes sociais, que acabam sendo “esquecidos” no site. Com isso, quando o visitante do site tentar acessar aquele link e acabar sendo direcionado para uma pagina de apresentação do Wix ou pior ainda, não tem nenhuma ação, isso fará com que o cliente tenha uma percepção de relaxo da empresa;
  13. Tenha uma comunicação clara e objetiva. Faça com que seus clientes percebam facilmente quais os serviços e produtos você oferece. Muitas empresas perdem muitos negócios devido ao cliente não entender qual problema aquela empresa resolve;
  14. Tire as dúvidas comuns do seus clientes, seu seguimento de atividade geralmente possui muitas dúvidas que são frequentemente feitas por seus clientes, então, porque não, deixar essas informações disponíveis no site;
  15. SEO (search engine optimization), são técnicas de conteúdo, palavras chaves e marcações do seu site que faram com que os motores de busca possam utilizar essas informações para mostrar o seu site para quem for realmente relevante, é mandatório que seu site tenha essas técnicas aplicadas;
  16. Adicione o pixel do Facebook em seu site, assim, quando você quiser criar uma campanha no Facebook e Instagram, poderá utilizar as informações do pixel para encontrar o publico certo para a sua empresa;
  17. Link seu site com outras redes sociais que possui, e nessas redes sociais, adicione o link para o seu site, assim irá facilitar a visibilidade do mesmo;
  18. As informações do seu site precisam estar atualizadas, fique atento a esses pontos;
  19. Não é necessário criar uma galeria de imagens para mostrar o dia a dia do site para o qual terá que ficar atualizando com frequência, quem visita seu site não estará procurando esse tipo de conteúdo. Ao invés disso, deixe esse tipo de conteúdo para as usas redes sociais;
  20. Outra dica é que não é só o site que tem que estar bem feito, mas informações em outros canais, como do Google Business e Facebook, utilizando esses canais de maneira correta passará uma boa impressão para os seus potenciais clientes.

De um modo geral, o objetivo do site não deve ser apenas bonito, mas deve ser como uma carta de venda onde cada elemento do site deve conduzir o visitante para uma ação especifica, tornando cada vez mais próximo de se tornar um cliente.

Espero que essas dicas o ajude a planejar o seu site de maneira mais assertiva, cobre esses pontos do seu programador e tenha certeza, de que seu site não será apenas mais a ser categoricamente ignorado por seus clientes.


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