fbpx

Javascript Desativado!

É necessário ativar o javascript do seu navegador para acessar!

Como criar rotas básicas com Laravel - Evertec Digital

Como criar rotas básicas com Laravel

Veja como criar rotas básicas com Laravel de diversas formas diferentes para que você possa aplicar em seu projeto de maneira clara e eficiente.

0145
Compartilhe esse conteúdo!

As rotas no Laravel são basicamente a estrutura de navegação de projetos web, definindo as URL’s e toda a sua dinâmica de uso. Aqui mostraremos apenas a criação de rotas básicas, comumente utilizadas para páginas especificas que não necessitam de uma gestão dinâmica de rotas ou uma estrutura hierárquica de diretórios.

Existem diversas outras maneiras de gerenciar rotas no Laravel, como rotas com definição de parâmetros, rotas com Regex e Providers, definições de nomes para rotas, com redirecionamentos, criação de grupo de rotas, Fallbacks (comumente utilizados para direcionamentos para a página 404), controllers, namespaces e mais. Aqui falaremos apenas sobre como criar rotas básicas com Laravel.

As rotas estão comumente localizadas dentro do diretório routes do seu projeto e existem basicamente 4 tipos de rotas para propósitos diferentes, são elas, rotas para api’s, channels, console e web. Aqui falaremos especificamente das rotas para web, estas por sua fez, podem fazer uso de controle de sessão e de cookies.

Ao definir uma rota, você pode definir uma view que será carregado ou inserir diretamente uma informação a ser apresentada para o usuário. Nativamente, no arquivo web.php do Laravel já vem com uma rota definida para uma view de apresentação do mesmo. Pode exclui-la ou reutiliza-la se desejar.

Criando Rotas Básicas

A estrutura básica de definição de rotas pode ser feito de duas formas:
Route::get('/', function () {
    return view('welcome');
});


//ou 

Route::view('/', 'welcome');

 

Explicando cada parte dos comandos acima:
  • O ‘get’ ou o ‘view’ são métodos que utilizamos para realizar a requisição da view. Em algumas situações especificas poderá ser utilizado os métodos get, post, put, patch, delete, options e assim por diante.
  • A ‘/’ é a definição do diretório do seu site, a URL, no caso é o diretório de base ou raiz do seu site;
  • Já no ‘welcome’ é o nome da view que será carregado por essa definição de rota. Essa view está localizado em resources/views/welcome.blade.php;
  • A function e forma mais completa do comando e pode ser utilizado quando se faz necessário realizar mais de uma ação além da requisição da view.
Abaixo podemos ver como ficaria a definição de rota para uma página de contato, sendo necessário criar também a view contato.blade.php em resources/views.
Route::view('/contato', 'contato');

Caso eu não queira criar uma view mas queira exibir uma mensagem para o usuário através de uma url específica, ou executar alguma função, podemos faze-lo da seguinte forma:
Route::get('/teste', function () {
    echo 'Mensagem exibida para o usuário';
});
Onde “teste”, é a URL de navegação que foi definida.

Como Não utilizar rotas básicas com Laravel

Embora seja possível, não é recomendável e tão pouco prático utilizar rotas básicas com Laravel para definir estruturas hierárquicas de diretórios, como o exemplo abaixo seria uma noticia de um portal de noticias de uma matéria da categoria de esportes. Inclusive essa maneira apresentada abaixo, possui a dependência de definição de diretórios para funcionar, que falaremos em outro momento.
Route::view('/noticias/esporte/revelacao-tricolor', 'revelacao-tricolor');

Para atender a demanda acima, é necessário utilizar uma rota dinâmica que fará essa gestão automaticamente. Iremos falar sobre Como Criar Rotas Dinâmicas com Laravel, em um artigo exclusivo em breve.

Criando Redirecionamento Básico Automático

Caso necessite criar um redirecionamento automático com Laravel de uma determinada URL, poderá faze-lo da seguinte forma:
Route::redirect('url-origem', 'url-destino);

 

 

Essa é apenas uma introdução na utilização de Rotas no Laravel, iremos explorar mais essa temática nos próximos conteúdos que publicaremos aqui.


Compartilhe esse conteúdo!
Tags do Post:

Conheça nossos cursos

Cursos de Desenvolvimento Web para você elevar ainda mais as suas habilidades profissionais!

Conheça nossos cursos

Conteúdos Relacionados

Veja alguns conteúdos que também podem lhe interessar.

Mais Populares

Veja os nossos conteúdos mais acessados.