fbpx

Javascript Desativado!

É necessário ativar o javascript do seu navegador para acessar!

7 motivos para se especializar em desenvolvimento WordPress - Evertec Digital

7 motivos para se especializar em desenvolvimento WordPress

Está na duvida sobre qual caminho escolher para se dedicar, vou lhe mostrar 7 motivos para se especializar em desenvolvimento WordPress.

7 motivos para se especializar em desenvolvimento WordPress
0112
Compartilhe esse conteúdo!

Já falamos sobre o “Por que usar o WordPress” em outro artigo, mas, nesse artigo falaremos de forma mais enfática, iluminando esse caminho tão promissor, que ainda tem muito a ser explorado. Porém, antes de iniciar a nossa lista de motivos para você escolher se especializar em desenvolvimento de sites com WordPress, é importante falamos brevemente, um pouco da história do CMS mais famoso até o momento e os motivos que levam a aversão de muitos usuários à utiliza-lo.

Afinal, o que é um CMS?

CMS basicamente é um “Sistema de Gestão de Conteúdo” (Content Management System), falando de uma forma simplificada, é um sistema no qual você controla todo o conteúdo de um site, seja, adicionando, deletando ou modificando tudo dinamicamente, através de uma interface no qual um usuário com conhecimentos limitados no que se refere a programação, possa atualizar um site sem que seja necessário ter acesso direto ao seu código fonte, simplificando assim, a tarefa de manter um site atualizado.

Já imaginou como seria, se, grandes portais de notícias como o Portal Folha de São Paulo, G1, UOL e muitos outros não fossem gerenciados por um CMS e sempre que fosse necessário publicar uma nova noticia fosse necessário criar um novo arquivo de código em HTML e adiciona-lo manualmente, após ter adicionado cada linha, cada imagem, etc? Seria um verdadeiro caos.

O WordPress foi lançado em 2004, era um projeto sem grandes pretensões, destinado a facilitar a vida de blogueiros. Naquele momento era imaginável para muitos, que esse CMS se tornaria um gigante ecossistema, com milhares de usuários e colaboradores por todo o mundo, gerando bilhões de reais com a indústria de criação de temas, plugins, serviços de hospedagens de sites e movimentando a economia por meio de lojas virtuais e favorecendo a disseminação de ideias e informações.

A Automattic é a empresa responsável pelos projetos: WordPress.com, WordPress.org, Jetpack, Simplenote, Longreads, VaultPress, Akismet, Gravatar, Crowdsignal, Cloudup, Tumblr, Day One, Pocket Casts e muitos outros. Conta com mais de 2000 pessoas, presentes em 96 países, sendo ela um grande sucesso e uma referência global em projetos Open Source.

Porém, assim como tudo nessa vida, existem alguns pontos, que fazem com que, alguns pontos negativos surjam. Devido ao fato de ele ser de código aberto, qualquer pessoa pode baixa-lo e começar a utilizar sem nenhuma restrição. Fazendo com que, muitas pessoas com baixa qualificação se aventurem nesse meio, criando temas e plugins de baixa qualidade, buscam editar temas de maneira grosseira e desordenada, sem ter o conhecimento mínimo necessário para realizar as mudanças que desejam. E, seguindo as leis naturais da humanidade, escolhem criticar a ferramenta ao invés de buscar entender um pouco mais sobre esse universo.

Sim, o WordPress foi criado para que blogueiros e pessoas leigas no que se referem a habilidades de desenvolvimento web e programação possam se beneficiar com o uso do CMS, personaliza-los como desejarem e se beneficiarem com tais projetos. Porém nem todos os temas são bons, nem todos os plugins seguem as melhores práticas de desenvolvimento e quando utilizados tais recursos, podem tornar um projeto gerenciado pelo WordPress, lento, engessado, limitado, com baixa indexação nos motores de busca, tornando a experiência do usuário, muito frustrante.

Entretanto, existem milhões de temas e plugins que seguem as boas práticas de desenvolvimento, que foram desenvolvidos por profissionais sérios, que assumem o compromisso de manter seus códigos sempre atualizados que tornam tais experiências de uso muito mais promissoras e agradáveis, criando não só meios de manter o conteúdo atualizado, mas também, disponibilizando meios para que o tema possa ter customizado mais facilmente. O WordPress já tem uma estrutura que se utilizada adequadamente, permite que seus temas possam ser customizados pelo próprio cliente, porém, muitos temas são criados sem tirar o melhor proveito desses recursos.

Como já falamos, o WordPress criou toda uma indústria em torno dele, movimentando milhões de dólares diariamente, e, sempre há espaço para novos e bons profissionais que querem entrar nesse universo lucrativo.

Você sabia que o site da USP e da Casa Branca do USA foram feitos com WordPress? Existem vários outros motivos para você querer se qualificar e se dedicar a trabalhar com o WordPress. Abaixo vou relacionar apenas alguns deles.

7 Motivos para se especializar em desenvolvimento WordPress

1 – O WordPress é o CMS mais utilizado da Web

Segundo o site BuiltWith o WordPress é a tecnologia mais popular na categoria de CMS. Na data atual ele ocupa uma fatia de 32% entre todos os CMS’s.

Porcentagem de CMS WordPress Utilizado

Também ocupa 97% da fatia de gerenciador de blogs da web

Porcentagem de Blogs

Fazendo uma pesquisa rápida no Google Trends, que mede a qualidade de buscas mensais de um determinado termo, em uma comparação com outros CMS’s e FrameWork backend, o WordPress se destaca não só no Brasil, como também no mundo.

Pesquisa no Google

2 – Mais de 27% dos ecommerces são feitos utilizando o WooCommerce

Segundo o site BuiltWith 27% de todos os ecommerces utilizam o WordPress como CMS juntamente com o plugin WooCommerce, sendo ele o mais popular do seguimento com mais de mais de 5 milhões de instalações ativas.

Utilização de WooCommerce

3 – Open Source

O fato de ser Open Source (código aberto), qualquer pessoa pode modificar como desejar e o próprio CMS tem diversos recursos para facilitar nesse processo. Com Isso, caso você tenha uma necessidade muito especifica para o seu projeto, você tem total liberdade para desenvolve-la se beneficiando o uso do WordPress.

4 – Muito bem documentado

Cada função, cada recurso que o WordPress disponibiliza está muito bem documentada e de fácil leitura em seus canais oficiais. Além de contar com o fórum oficial com milhares de usuários de colaboradores do projeto.

5 – Comunidade de Desenvolvedores

Se não encontrou o que deseja na documentação, basta uma rápida busca para encontrar as respostas em diferentes idiomas e de várias maneiras, que é muito provável que alguns dos resultados atenderão a sua necessidade da melhor maneira possível. Então, suas perguntas nunca ficarão sem respostas.

6 – Milhares de Plugins e Temas

Existem milhares de plugins e temas, muitos deles são disponibilizados gratuitamente e podem ser buscados diretamente pelo painel do seu CMS. Tais recursos já foram validados por milhares de usuários e empresas que passam por um processo orgânico de validação que torna a sua utilização muito mais segura e confiável.

7 – Hospedagem PHP e MySQL

O PHP é uma linguagem de programação e o MySQL é uma linguagem de banco de dados, ambos muito popular, com um nível de curva de aprendizado muito satisfatório, e por isso, estão presentes na maioria dos serviços de hospedagens. Sendo possível encontrar facilmente uma hospedagem adequada para o seu projeto criado em WordPress.

Devido aos fatores mencionados acima, a maioria das empresas que trabalham com marketing digital e desenvolvimento web, fazem uso do CMS WordPress. O que faz com que haja uma necessidade muito grande de profissionais qualificados. Além disso, o profissional qualificado que não quiser seguir pelo caminho de trabalhar para empresas que demandam a sua expertise, tais profissionais podem seguir pelo caminho de criação e comercialização de temas e plugins para WordPress, aumentando muito as possibilidades de faturamento, inclusive de faturamento com elevado grau de recorrência.


Compartilhe esse conteúdo!

Conheça nossos cursos

Cursos de Desenvolvimento Web para você elevar ainda mais as suas habilidades profissionais!

Conheça nossos cursos

Conteúdos Relacionados

Veja alguns conteúdos que também podem lhe interessar.

Mais Populares

Veja os nossos conteúdos mais acessados.