fbpx

Javascript Desativado!

É necessário ativar o javascript do seu navegador para acessar!

Como validar se o javascript está ativado no navegador do cliente - Evertec Digital

Como validar se o javascript está ativado no navegador do cliente

Hoje em dia é pouco comum, o javascript estar desativado no navegador visitantes do seu site, mas ainda assim, pode acontecer. Aqui iremos mostrar de um modo simples como validar se o javascript está ativado no navegador do cliente.

0166
Compartilhe esse conteúdo!

Embora seja cada vez menos comum os visitantes do seu site, mantenham o javascript desativado em seus navegadores, ainda assim, existe essa possibilidade, que, dependendo da finalidade do seu site, pode afetar drasticamente nos resultados desejados e até mesmo, na segurança do mesmo.

Seja na validações de formulários, na navegação, na exibição de conteúdo em realtime, o javascript é um recurso chave para o bom funcionamento de muitos sites na web.

Vulnerabilidade

Nem sempre o javascript estará desativado porque o usuário quer se ver livre dos anúncios e outros widgets impertinentes. Pode ser que que o visitante do seu site, o desative para testar a vulnerabilidade do mesmo.

Muitos desenvolvedores, acabam confiando exclusivamente no javascript e o html para a validação de formulários via Client Side, devido a facilidade que muitos plugins e bibliotecas javascript trazem nessa atividade, com isso, acabam negligenciando a validação via Server Side, colocando em risco a segurança dos projetos web.

Outro ponto é que, se o formulário do seu site é gerenciado via um controlador Ajax, é possível que ele nem mesmo funcione, pois é comum esse tipo de formulário o atributo action estar vazio, tendo o envio tratado exclusivamente pelo controlador. Essa característica resulta em outro problema por falta do javascript.

Usabilidade

Se o javascript está sendo utilizado com recursos de gestão de conteúdo, como exibição dinâmica em Realtime, será necessário criar meios de contornar o problema para que esse conteúdo possa ser exibido, caso o javascript esteja desativado.

Exemplo:

Se no seu site tem um sistema de paginação por carregamento automático de conteúdo ao rolar a página, ou ainda, um botão de “Carregar Mais” que fará a consulta com Ajax/jSon, entregando post mais antigos para o visitante do seu site, isso será um problema enorme se o javascript do navegador estiver desativado.

Nesse caso você precisará criar uma dualidade de navegação, criando uma validação que permitirá ter um sistema de paginação disponível para o caso do javascript estar desativado.

Como validar se o javascript está ativado

No contexto utilizado no exemplo anterior, podemos lhe dar uma ajudinha. Apenas com CSS e um pequeno código, poderemos contornar essa situação. O processo é extremamente simples, vamos aos passos:

  1. Crie o script de exibição de conteúdo realtime, ativado por scroll ou através de um botão “Carregar Mais“;
  2. Crie também o sistema de paginação manual, como se não houve o sistema de exibição em realtime, colocando no local desejado;
  3. No css crie uma arvore de estilo que ocultará a paginação caso o Javascript esteja ativado. Exemplo:
    .js .paginator{display: none;}
  4. Finalizando,  adicione o script abaixo, logo depois da tag <body>:
<script type="text/javascript">
   document.documentElement.className += ' js ';
</script>

O script acima, adicionará a classe  ‘ js ‘ na tag html do seu site, porém, somente caso o javascript esteja ativado. Com isso você poderá utilizar essa classe para tratar os elementos do seu site via css.

É importante, notar que há um espaço antes e depois do ‘js’ na classe, isso é necessário como uma forma de prevenção, para o caso do CMS que você estiver utilizando (caso esteja usando um), adicione outras classes automaticamente nessa tag também. Veja o resultado abaixo:

<!DOCTYPE html>
<html class=' js '>
...

Existem várias situações que a exibição de conteúdo pode demandar esse tipo de prevenção para garantir que todos que acessem seu site, possa ter uma experiencia de usabilidade satisfatória, mesmo que o javascript esteja desativado.

Tem uma outra solução para essa situação? Deixe nos comentários, para mantermos o conteúdo sempre atualizado!


Compartilhe esse conteúdo!

Conheça nossos cursos

Cursos de Desenvolvimento Web para você elevar ainda mais as suas habilidades profissionais!

Conheça nossos cursos

Conteúdos Relacionados

Veja alguns conteúdos que também podem lhe interessar.

Mais Populares

Veja os nossos conteúdos mais acessados.